terça-feira, 20 de julho de 2010

Recursos do AEE para DF

 AEE – Deficiente Físico.

Encaixe com bola: com esse recurso é possível trabalhar com coordenação motora realçando o movimento de pinça, equilíbrio, extensão.            Confeccionar: você irá usar uma peça de isopor com molde vazado em qualquer formato, caixa de ovo de codorna e bola de gude.                                         Como usar: pegar a bola de gude com movimento de pinça e encaixar no nos espaços, à proporção que for preenchendo os espaços a dificuldade aumenta, além do movimento de pinça e coordenação ele irá necessitar do equilíbrio, o movimento de extensão estará presente durante todo o exercício.

Adaptação de Recursos: a adaptação de recursos poderá ser realizada usando vários tipos de materiais, aqui nos usamos uma espuma mais dura utilizada no revestimento de material eletrônico. O material que o aluno utiliza na sala comum deverá ser adequado de acordo a necessidade específica, para tanto, você deverá confeccionar, experimentar e readequar se for o caso.  




Cubos de AVA: a partir deste recurso trabalharemos as atividades da vida autônoma.                       Confeccionar: para confeccionar você utilizará EVA, feltro, cadaços, botões...   Como usar: exercitar o uso de atividades da vida autônoma no sentido de contribuir para que o aluno DF se torne mais independente realizando atividades como abotoar a camisa, fechar e o ziper, cadaçar o tênis, etc.
                                                       



Passa Fita: trabalhar a coordenação motora e equilíbrio.          Confeccionar: rolos de papel aluminho e outros menores, tinta, fita.         Como usar: consiste em passar a fita em cada uma das partes, de acordo ele for vencendo as dificuldades, o exercício deverá ser feito com peças de menor tamanho aumentando o grau de dificuldade.




Encaixe com circulos: exercitar a coordenação motora com movimentos de pinça, trabalhar com cores, formas e tamanhos. 
Confeccionar: tábuas de madeirite, tinta, cola de madeira. 
Como usar: encaixar os círculos de acordo os tamanhos podendo também observar cores e/ou formas, os movimentos de coordenação motora serão a base para o exercício . 


Eliene Fernandes
Professora do A 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário