AEE APOIO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

A política da educação especial na perspectiva da educação inclusiva (MEC/2008) reafirma aos alunos com deficiência o direito a matricular-se, frequentar a escola comum e ao atendimento educacional especializado (AEE), do mesmo modo, enfatiza o direito a uma escola de qualidade de todos e para todos. Esse é um princípio que está em nossa Constituição Federal (CF/88), mas que ainda não se tornou realidade para milhares de crianças, adolescentes e adultos com deficiência, transtornos e altas habilidades/superdotação.

A construção do sistema inclusivo é resultado de uma ação conjunta de todos os que fazem parte da comunidade escolar e tem como principal objetivo possibilitar a participação de todos, buscando dar respostas adequadas às peculiaridades dos alunos com deficiência, transtorno e altas habilidades/superdotação.

Sabemos que é objeto de inquietação para todos os que fazem parte da escola, a inclusão de alunos público alvo da educação especial, nessa observância temos a consciência de que para a inclusão destes alunos na escola comum e efetivação do trabalho do AEE nas salas de recurso multifuncional é necessário um planejamento elaborado considerando as especificidades de cada deficiência, os recursos necessários, as mudanças na estrutura pedagógica e as modificações estruturais que precisam ser feitas garantindo a educação que prioriza acesso e permanência de todos os alunos.

Entendemos que a aprendizagem deve ser significativa com foco na participação ativa de todos os alunos. Assim, sentimos a necessidade de construir o Blogger: O AEE na inclusão para fomentar as discussões  que enfoque a “Prática da Educação Especial na Escola Comum e no Atendimento Educacional Especializado". Compartilharemos as experiências do  AEE realizado na sala de recursos multifuncional - Escola Municipal Professora Cleonice Lopes . 

Um abraço a todos!
Eliene Fernandes

Professora do AEE.