Projeto AEE - Escola Municipal Professora Cleonice Lopes

Aee Abrindo Caminho para a Inclusão
Escola Municipal Professora Cleonice Lopes

No ano de 2009, fui convidada pela SME para implantar o AEE na sala de recurso multifuncional da Escola Municipal ProfªCleonice Lopes. Aceitando o desafio, iniciamos o trabalho de reconhecimento sobre o processo de inclusão da escola em relação à educação especial. Estabelecemos diálogo na escolar para avaliar o posicionamento dos professores e da gestão em relação à inclusão, observamos a aceitação e convivência da comunidade escolar com os alunos com deficiência e transtorno,
verificou-se também o processo de comunicação entre famílias e escola,  a documentação dos alunos, acessibilidade da escola, os recursos financeiro disponíveis para aplicação na modalidade educação especial  e a prática pedagógica dos professores na sala de aula comum.

Escolas do Agrupamento
O programa do MEC/SEESP de implantação de salas de recurso está só iniciando, de modo que somente algumas escolas possuem sala de recurso multifuncional. Desse modo, a SME organiza o atendimento em grupos no sentido de que as escolas que não tem AEE, sejam atendidas em outras escolas próximas. Faz parte do grupo atendido na sala de recurso da Escola Cleonice Lopes a Escola  Betel de Alfabetização e a Escola Santa Rafaela Maria. O processo inicial de investigação nas escolas se deu através de ofícios, convite para reunião, visita as escolas/sala de aula (observação) e conversa com o corpo administrativo e pedagógico.
                                  Escola Betel                                    Escola Santa Rafaela Maria

Apresentação da Politica do AEE
Uma das ações fundamentais do projeto foi à apresentação da política do AEE. Ela foi realizada em duas etapas, a 1ª na Escola Cleonice Lopes com todos os funcionários (novembro/09), a segunda na Escola Betel reunindo as escolas do agrupamento (dezembro/09). Esses dois momentos foram riquíssimos, apresentamos toda a política, tiramos muitas dúvidas, trocamos informações importantes, estabelecemos os vínculos entre AEE e a escola comum. No planejamento escolar de 2010, realizamos a apresentação das orientações pedagógicas da educação especial na Escola Cleonice Lopes, abordando várias temáticas que são objeto de preocupação dos professores da escola comum no que se refere ao processo de inclusão, podemos citar: princípios básicos da política na perspectiva inclusiva, prática pedagógica e currículo, organização do AEE, avaliação e outros. 

                         Profª Eliene na apresentação da política    Professoras da Escola Cleonice Lopes

 Fase de Diagnóstico
Na fase que compreende o diagnóstico realizamos vários momentos, além das visitas as escolas e salas de aula que possuem alunos com deficiência, também começamos o trabalho burocrático com os profissionais do administrativo (levantamento de dados do alunos e verificação de documentação), essa fase nos deu subsídio para começarmos a produção do material pedagógico que será usado no atendimento dos alunos, investimos na divulgação do serviço na comunidade escolar em reuniões com os pais e na mídia (rádio e TV), foram feitas entrevistas com as famílias dos alunos com deficiência e transtorno para levantamento de informações dos mesmos (história pessoal, história da deficiência, história da família e história escolar), estabelecemos diálogo constante com os professores, coordenadores e gestores enfatizando o processo de inclusão na escola, avaliando pontos positivos e negativos, buscando subsídios para organizar o processo de formação da escola abordando especificamente temáticas pertinentes ao trabalho na modalidade de educação especial, realizamos leitura do PPP para análise, observando a explicitação da política de inclusão escolar, conceitos, filosofia, currículo, avaliação, etc. Começamos o diagnóstico dos alunos com deficiência e transtorno em dias e horários combinados com a família. Na fase de diagnóstico recebemos a informação de que a escola receberia no seu quadro discente/2010 uma aluna com surdez, iniciamos formação (básica) de libras buscando momentos oportunos e aproveitando a motivação dos professores. Durante todo esse processo realizamos registro (relatórios, fichas, anotações, fotos, entrevistas), documentos essenciais para análise e organização das propostas do AEE na SRM e apoio ao processo de inclusão na escola comum. 
Produção de materiais                   Diagnóstico com aluno DF/PC                  Entrevista com mãe de aluno





AEE  abrindo caminho para a inclusão


Muitas ações estão sendo realizadas buscando efetivar o que diz a política de inclusão na escola de todos e para todos.  Dentre elas citamos:
             - Mural dicas de inclusão;
             - Caderno de dúvidas sobre processo inclusivo;
             - Caderno de correspondência com professores que possuem 
               alunos com deficiência;
             - Troca de informações nos horário de AC com professores de 5ª a 8ª série;           
             - Participação das AC junto com a coordenadora (3ª e 4ª série);
             - Participação em reuniões com pais/professores para tirar dúvidas;
             - Organização de visitas dos professores a sala do AEE para                                 mostragem do material pedagógico;                                                                 
    - Visita as salas de aula e conversa com os alunos;                                             
     - Participação e colaboração nos projetos escolar;
                                                        


             - Reunião para discutir monitoramento, avaliação da aprendizagem e                                                               construção de relatórios;
                           Mural Dicas de Inclusão                      Participação em horário de AC

Proposta de Formação Pela Escola / Educação Inclusiva - Modalidade Educação Especial 

Durante o diagnóstico observamos que a escola necessita de formação em várias áreas específicas
devido a demanda de alunos com deficiência que recebemos em 2010 pós a divulgação e implantação do AEE. Assim, organizamos uma proposta de formação a qual nomeamos "AEscola Refletindo e Aprendendo com a Inclusão".   


 - Aula de LIBRAS na sexta-feira 1º horário (administrativo, gestão, coordenação e professores);
 - Blogger AEE  NA INCLUSÃO - EMPCL, tendo os professores e demais envolvidos com a educação especial no município como frequentadores e colaboradores (2º  Semestre);
 - Palestras abordando temas específicos (PS, DI, DF-PC, TGD, Direitos da Pessoa com Deficiência - pais e comunidade escolar, A prática Pedagógica na Escola Inclusiva);
 - Projeto Pedagógico de Intervenção PROMOVENDO A PARTICIPAÇÃO DE TODOS, participação de pais, alunos e professores.
 - Projeto de Intervenção (virtual) - Aprendendo com o Outro - entre alunos das Salas de Recurso Multifuncional. 
 - Estudo de grupo do documento ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EMPCL;
 - Estudo e revisão do PPP a partir da perspectiva inclusiva;

A proposta de avaliação do AEE será publicada em uma outra página. Aguardem!
Eliene Fernandes
Professora do AEE