INFORMANDO

ACESSIBILIDADE
É a possibilidade de qualquer pessoa utilizar, de forma segura w autônoma, os espaços de que necessita. É ter, por exemplo, prédios, ônibus, programas de TV e livros que sirvam para todos os indivíduos, independente das diferenças que existam entre eles.
AEE (Atendimento Educacional Especializado)
 É um serviço da educação especial que identifica, elabora, e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. 
CIDADANIA
Não existe cidadania sem cidadão e cidadã- aqueles indivíduos que intervêm e modificam a realidade, participando de forma ativa na vida social e política. A cidadania não e dada, é construída e conquistada por meio de organização, participando e intervenção social.
CONSELHOS DE DIREITOS
São formados por representantes da sociedade civil e do governo. Os conselhos (da pessoa com deficiência, da educação, da saúde...) são importantes espaços de participação , pois têm o objetivo de propor, implementar e  fiscalizar as políticas públicas na área dos direitos sociais.
DIREITOS HUMANOS
São os direitos de todos os indivíduos. Os direitos humanos (civis, políticos, sociais, econômicos, culturais e ambientais) estão interrelacionados e são baseados na idéia de igualdade e dignidade, como o direito à vida, à alimentação, à saúde, à liberdade etc.
DISCRIMINAÇÃO
Toda vez que uma pessoa for diferenciada ou excluída por causa da sua deficiência ou de outra característica pessoal, e isso impedir o reconhecimento dos seus direitos, então ela foi discriminada.
DIVERSIDADE
Cada pessoa é diferente da outra e, para se ter uma verdadeira igualdade de direitos, condições e oportunidades, é preciso respeitar essas diferenças a fim de garantir a participação de todos e todas nos espaços da sociedade.
IGUALDADE
Todas as pessoas têm direitos iguais, mas também realidades e oportunidades diferentes. Por isso, alguns grupo (pessoas com deficiência, crianças...) têm proteção e direitos específicos para diminuir a exclusão e promover oportunidades iguais de participação na sociedade.
INCLUSÃO
Sociedade inclusiva é aquela que se adapta e se transforma para que as necessidades e diferenças de cada um sejam respeitadas e consideradas, permitindo a igualdade de oportunidades. É principalmente a sociedade que deve evitar a exclusão.
INTEGRAÇÃO
Ao contrario da inclusão, pela integração é apenas a pessoa com deficiência quem deve se adaptar para integrar a sociedade, ou seja, não se considera que a própria sociedade deve se adequar para incluir todas as pessoas.
MINISTÉRIO PÚBLICO 
Órgão que representa e defende os interesses e direitos coletivos da sociedade, atuando como “fiscal da lei” através dos promotores e procuradores. O ministério Público defende os direitos das pessoas com deficiência por meio das promotorias de justiça da cidadania e da Procuradoria Regional Direitos do Cidadão.
PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Deficiência não é doença ou defeito: é uma característica da pessoa. Indivíduos com algum tipo de deficiência (física, visual, auditiva, mental) utilizam e relacionam diferente com o meio em que vivem, mas não são incapazes, inválidos ou coitadinhos.
PESSOA COM MOBILIDADE REDUZIDA
São aquelas que não se encaixam no conceito de pessoa com deficiência, mas têm dificuldades de se movimentar e locomover (como Idosos, gestantes, pessoas obesas).
POLÍTICAS PÚBLICAS
São ações do estado que podem ser formuladas como programas, leis, linhas de financiamento para determinadas áreas e setores da sociedade. Mas, para que essas políticas sejam de fato públicas, a comunidade deve participar de seu planejamento, elaboração e execução.
SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL
É um espaço organizado com materiais didáticos, pedagógicos, equipamentos e profissionais com formação para o atendimento às necessidades educacionais de pessoas com deficiência.